Prog

Prog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Olho Seco

A banda foi formada em 1980 quando Fábio no vocal, Val no baixo, Redson na guitarra e Sartana na bateria se juntam para tocar.
Em 1982 do Grito Suburbano, primeira coletânea de bandas punks brasileira e do participam do festival O Começo do Fim do Mundo, ambos marcos do início do movimento punk no Brasil.
Em 1983 lançam o 7" EP Botas, Fuzis e Capacetes, que foi muito bem recebido e rendeu à banda o convite para participar de diversas coletâneas internacionais como Welcome to 1984, promovida pelo fanzine punk Maximum Rock´n´Roll.
Em 1985, seu 7" EP de estréia é reeditado em LP como um split com a banda Brigada do Ódio. Em 1987, lançam o álbum Os Primeiros Dias.., somente com gravações originais de demo-tapes de 1981 e 1982. Mais tarde esse álbum é reeditado em CD, incluindo faixas de demo-tapes gravadas em 1982 e 1983.
Em 1988, lançam o 7" EP Fome Nuclear com o estilo musical mais voltado para o thrashcore extremamente veloz, que se vai ao extremo no seu primeiro álbum Olho por Olho, pela Cogumelo Discos. Algum tempo depois a banda se desfaz.

Em 1992 o primeiro 7" EP é novamente relançado como um split-LP, dessa vez com a banda Fogo Cruzado. Em 1995, a banda Ratos de Porão grava uma versão da música "Olho de Gato" no álbum Feijoada Acidente?.
No início de 1998 o Olho Seco volta à tocar, somente com Fábio da formação antiga, além de Jeferson no baixo, Marcos na guitarra e André na bateria e gravam o álbum Haverá Futuro?, além de se apresentar por diversas cidades no brasileiras. Em 1999, fizeram pela primeira vez uma turnê européia, com 25 shows em 9 países, num total de 37 dias. O Olho Seco iniciou sua turnê em Amsterdam na Holanda, seguindo para Alemanha, Suécia, Dinamarca, Áustria, Eslovénia, Itália e Espanha, finalizando em Portugal.
Após seu retorno ao Brasil, o Olho Seco fez uma participação especial no show de lançamento do álbum-tributo a eles, intitulado Tributo ao Olho Seco, onde as mais expressivas bandas hardcore punk brasileiras, além de Força Macabra da Finlândia e Cripple Bastards da Itália fizeram versões de suas músicas.
Em 2000, o Olho Seco volta ao estúdio (pela primeira vez, ainda com a formação original) para gravar uma participação no álbum-tributo à banda finlandesa Rattus, editado pelo selo finlandês Fight Records. No mesmo ano, gravam um split-CD com a banda finlandesa Terveet Kädet, com gravações ao vivo em Torino na Itália, no Blackout Festival.

Links:

1983 - Botas, Fuzis e Capacetes  
1985 - split c/Brigada do Ódio
1987 - Os Primeiros Dias..
1988 - Fome Nuclear
1998 - Haverá Futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário