Prog

Prog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A.C.T (Suécia)


Ola Andersson, Jerry Sahlin, Thomas Erlandsson e Jens Appelgren eram jovens estudantes e iniciaram com a primeira formação do A.C.T. No início a banda se chamava Fairyland, e mantinha-se instável, sem um músico que ocupasse a posição de baixista. Pediram a um amigo, Simon Niklasson, que já era músico e tinha sua própria banda, que os acompanhassem nas primeiras apresentações e gravações. Após um bom tempo, o vocalista Jens Appelgren deixou o Fairyland, que começou a fazer novos testes para um novo vocalista.


Herman Saming, "a voz", definiria irremediavelmente o som do grupo. Herman, Ola e Thomas estudavam na mesma escola na cidade de Malmö, e, depois de alguns ensaios, ficou claro que o novo vocal era o tipo certo para a sonoridade tão desejada. Entretanto, a procura por baixistas continuava. Simon estava cada vez mais dividido entre sua banda regular e a ajuda na banda dos seus amigos. Peter Asp entrou para ocupar o lugar vago no final de 1995 e integrara o grupo como uma luva. Sinalizando um novo começo, a banda torna-se o A.C.T - sigla que ninguém, além dos próprios integrantes, conhece o significado - confirmando a participação no festival Direkt de Musik, um dos maiores concursos de canção para amadores da Suécia na época. Entretanto, ainda não foi a vez da banda aparecer para a mídia.

O ano de 1996 trouxe novas oportunidades e uma nova fase, e os garotos voltaram a participar do Direkt de Musik, sendo que desta vez as coisas correram bem melhor. Depois de vencer as semifinais, foram à Estocolmo concorrer com bandas de todo o país escandinavo. Mesmo sem conquistar o primeiro lugar , as rádios rock e revistas especializadas deram grande atenção à canção da banda, que acabou ganhando um ilustre padrinho e defensor: Yngwie Malmsteen.
Tudo indo bem, a banda percorreu a Suécia fazendo shows, gravaram uma demo-tape e quando sentiram-se prontos para brigar por seu espaço, entraram em estúdio para gravar o álbum de estréia do grupo, Today's Report (1999), no qual mesclaram novas e antigas composições.

Seu segundo álbum, Imaginary Friends, foi lançado em 2001 e o terceiro, Last Epic, em 2003.
No trabalho mais recente da banda, Silence (2006), a banda amadurece e o feedback de seus esforços torna-se mais visível, principalmente no Japão e na Europa. Com esse novo álbum, o A.C.T alcança o quarto lugar em vendas na loja sueca Ginza, superando artistas como Iron Maiden, Bob Dylan, Hammerfall, Bruce Springsteen, Christina Aguilera e Scissor Sisters.


Links:

1996) Early Recordings (demo)
(1999) Today's Report
(2001) Imaginary Friends
(2003) Last Epic
(2006) Silence

Um comentário: