Prog

Prog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chakal

Chakal é uma banda brasileira de metal formada no início de 1985 em Belo Horizonte, Minas Gerais por Guilherme Wiz, Destroyer e Mark. As influências da banda vão do Thrash Metal ao Death Metal, e hoje a banda é referência nos gêneros.

Contando com o vocal agressivo de Sgôto, o Chakal se apresentou ao vivo pela primeira vez no Metal BH II, festival que reuniu as bandas Sarcófago, Sagrado Inferno, Armagedom, Sepultura e Minotauro (SP).

Após a participação na coletânea Warfare Noise em 1986, a banda lançou em 1987 o LP Abominable Anno Domini e iniciou uma carreira de sucesso em todo o Brasil, com shows lotados em BH, São Paulo e Recife. Os vocais animalescos de Korg e as guitarras ousadas fizeram a banda se distanciar da repetição do estilo começando, já no primeiro disco, conquistar fama pela sua originalidade e competência.
O EP Living with the Pigs de 1988, trouxe a melhor capa de todo o metal nacional: lobos esfomeados assam três porquinhos, em um desenho que lembra as figuras de quadrinhos infantis. As duas músicas dão mostras do que estava por vir: thrash metal ousado, criativo, original e com solos virtuoses.

Em 1990 o disco The Man Is His Own Jackal chega às lojas com músicas complexas, letras marcantes e riffs fortes. Enquanto no Brasil todos elogiavam os complexos trabalhos de guitarras, os riffs criativos e os solos inteligentes, no exterior, a crítica festejava as letras inteligentes e originais. A Revista inglesa Kerrang! fez elogios rasgados ao trabalho. A crítica termina pedindo que o dia do Chakal chegue rápido para o bem de todos! Esse álbum também teve boa execução em rádios da Europa (Inglaterra principalmente).[carece de fontes?]

Em 1991 a banda lança o trabalho Death is a Lonely Business, talvez o trabalho mais bem acabado da banda (uma gravação primorosa). Há toques de Death Metal, mas também um pouco de influências exóticas como funk. A banda continua com uma grande variação temática e musical, sempre com destaque para as guitarras virtuoses. As letras, irônicas e ásperas, continuam sendo comentadas pelas revistas especializadas.[carece de fontes?]

Após anos adormecida, a banda Chakal resolveu retomar suas atividades, com mudanças em sua formação, com o retorno do vocalista Korg. Durante dois anos a banda preparou repertório para um novo álbum, o conceito, um roteiro escrito por Korg inspirado na Trilogia dos Mortos do diretor e roteirista George Romero. O assunto é uma linkagem com o primeiro disco da banda "Abominable Anno Domini", especificamente com a música DEAD WALK. Depois de um período longo de ensaios e pré-produção, o polêmico álbum Deadland finalmente é concluido. Este trabalho mostra a banda de forma diferente em relação aos anteriores, o disco possui uma atmosfera densa, sombria e um tema paradoxal: estar vivo em um mundo dominado por mortos-vivos. A estética dos quadrinhos e RPG com direito a gritos, tiros é recorrente durante todo o disco, a busca por um "lugar seguro" e o cuidado da música de estar sempre de acordo com o roteiro. DEADLAND ainda traz uma faixa multimídia contendo as letras, fotos e mais informações sobre todo o trabalho.

Em 2004 a banda começou a gravar Demon King que foi lançado em dezembro de 2004 e contou com praticamente toda a formação original após a volta do guitarrista Mark. Outra grande novidade no CD é o primeiro cover gravado pelo Chakal da música "Evil Dead" da banda Death.

Atualmente a banda divulga o álbum Demon King, tocando em diversos festivais pelo Brasil, enquanto compõe músicas para os próximos trabalhos.
No segundo semestre de 2008 a banda relançou o The Man Is His Own Jackal e Death is a Lonely Business (os dois em um) na série Cogumelo Remasters num formato de luxo.


Links:
 
1987 - Abominable Anno Domini
1988 - Living with the Pigs
1990 - The Man Is His Own Jackal
1991 - Death is a Lonely Business
2002 - Deadland
2004 - Demon King

Nenhum comentário:

Postar um comentário