Prog

Prog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Shaman

Início

A banda foi formada no segundo semestre de 2000, quando os músicos Andre Matos (vocal e teclado, ex-Viper ), Luis Mariutti (baixo, ex-Firebox ) e Ricardo Confessori (bateria, ex-Korzus) deixaram a banda Angra. Na época de sua formação, a nova banda não tinha um guitarrista, sendo então Hugo Mariutti (Henceforth), irmão de Luis, chamado inicialmente apenas para auxiliar nas composições. O resultado obtido foi tão positivo e inesperado que se terminou por incorporá-lo à banda.
O nome escolhido para a nova banda, Shaman, significa "aquele que enxerga no escuro", é representado de maneira geral pelos sacerdotes que curam através dos elementos da natureza. De origem siberiana, os shamans ganharam o mundo e se disseminaram em praticamente todas as culturas. No Brasil, os shamans (também grafado como xamãs) são representados principalmente pelos pajés indígenas.
O Shaman logo começou trabalhando para se tornar conhecido e firmar seu nome dentro da do cenário heavy-metal. Iniciou com uma turnê de estréia, que passou pela Europa e América Latina, obtendo grande receptividade da crítica e do público. Para executar os teclados ao vivo a banda contou com o renomado músico Fábio Ribeiro (Blezqi Zatsaz, ex-Angra, A Chave do Sol, Desequilíbrios, III Milênio, Clavion, Anjos da Noite e Overdose).

 Ritual

Mesclando heavy metal, música clássica e world music, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, intitulado Ritual, em janeiro de 2002. O disco foi inteiramente gravado na Alemanha, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil e EUA. A produção ficou a cargo do renomado produtor e multi-instrumentista Sascha Paeth (Angra, Edguy, Avantasia, Rhapsody, Virgo, Epica).
Ritual foi bem recebido no Brasil e em todo mundo, sendo lançado em mais de 15 países. A turnê World Ritual Tour durou um ano e meio, passando por diversos lugares do Brasil, Ásia, América Latina e Europa. Foram mais de 130 shows neste período, alguns reincidentes.
Durante o ano de 2003, o Shaman esteve nos primeiros lugares das votações da mídia especializada, e a grande surpresa foi ter seu único álbum até então lançado eleito como o melhor disco de 2002 e 2004 pelos leitores da Folha de S. Paulo, veículo o qual abrange uma gama extensa de leitores de diferentes perfis. Ainda em 2004, a banda abriu o show do Iron Maiden no estádio do Pacaembu em São Paulo para aproximadamente 45.000 pessoas.

O primeiro DVD: RituAlive

A banda então aproveitou para lançar o show gravado ao vivo em 2003 na casa de shows paulistana Credicard Hall com a participação de vários convidados especiais (Tobias Sammet, Marcus Viana, Andi Deris, Sascha Paeth, George Mouzayek e Michael Weikath). O novo trabalho, saiu em CD e DVD, intitulado RituAlive, recebeu ótimas críticas e vendeu muito bem. Segundo o diretor da Universal Music do Brasil, RituAlive é o melhor DVD do gênero lançado no país devido à qualidade e conteúdo.

A mudança de nome e o segundo disco: Reason

Em 2005, com o segundo álbum de estúdio praticamente finalizado e pronto para o lançamento e buscando evitar possíveis problemas jurídicos, foi anunciada uma mudança no nome. A banda decide acrescentar um A em seu nome, passando a se chamar Shaaman, porém este ajuste não afetaria na pronúncia do nome. Em 2008, Ricardo Confessori viria a dizer que nunca houvera problemas jurídicos e que mudança ocorreu após uma consulta com um numerólogo, que orientou o acréscimo de um "A" para que a carreira da banda decolasse de vez. Os ex-membros mantém a versão inicial, que já citava a consulta a um xamã verdadeiro após os problemas jurídicos.
Nos meses seguintes chega às lojas o álbum Reason. Com uma "pegada mais direta", o novo álbum mostrou uma banda mais madura e segura, sem medo de quebrar rótulos e inovar. Andre Matos apresenta um vocal mais agressivo, Hugo Mariutti se envereda pelas guitarras densas e pesadas e a dupla Ricardo Confessori e Luis Mariutti se mostra mais coesa. O resultado de Reason, que dessa vez foi gravado no Brasil pelo mesmo produtor do primeiro disco, Sascha Paeth, é o resgate de todo o peso, feeling e espírito do heavy-metal dos anos 80, incluindo aí a presença de elementos eletrônicos. Enquanto Ritual privilegiava a inegável virtuose dos músicos, Reason abriu espaço para a alma e o coração da banda. A música ficou mais orgânica, o que ajudou a evidenciar o contraste entre guitarras pesadas, teclados em estilo new age e batidas tribais de world music. Essa mudança desagradou a alguns fãs, mas também atraiu uma nova leva de seguidores que se identificou mais com o novo estilo.
O primeiro álbum single do disco é Innocence. Ela chega às rádios e logo divide o ranking entre as mais pedidas do país. O sucesso se repete na TV com a estréia de um videoclipe. Apesar da boa divulgação, problemas de logística afetaram a distribuição do disco, o mesmo se diz do fator internet que contribuiu para uma baixa vendagem de discos, somada a entrada da banda numa gravadora de porte menor.O segundo single viria a ser "More".[1]

Dando um Tempo

A banda fez uma boa turnê com o Reason, mas problemas entre os integrantes começaram a ocorrer, e a banda resolveu tirar férias do palco.

A separação

Depois de seis meses parados o baterista Ricardo Confessori anunciou o fim do Shaman no dia 10 de outubro de 2006 através de um comunicado ao fã clube oficial For Tomorrow[2]. Surgiram boatos de que quem sairia do shaaman era Ricardo Confessori por problemas com bebidas alcoólicas, o Shaaman estava até tocando sem ele já, mas por ele ter o nome da banda registrada por ele, expulsou os antigos membros e chamou os novos integrantes, dizem também que a idéia do nome "Shaman" não fora dele, e que ele registrou em seu nome no início da banda, mas nada foi provado.

Renascendo das cinzas

Conforme entrevista concedida pelo próprio Ricardo Confessori a uma revista especializada sobre bateria e percussão ("BATERA" - dezembro/2006), o Shaaman está de volta com uma nova formação e gravando novas músicas que prometem para o novo álbum, que está previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2007. Escolhidos a dedo por Ricardo Confessori, os novos integrantes vêm de bandas um tanto quanto conhecidas no cenário nacional: Karma, de onde veio Thiago e o tecladista convidado Fabrizio; e Tempestt, de Léo; além do novato Fernando Quesada.
Obs.: Agora o nome do "Shaaman" voltou a ser com apenas um A, ou seja, o nome agora é "Shaman" com apenas um A de novo.

O primeiro DVD da nova formação: AnimeAlive

Depois da reestruturação do line up da banda em 2006 e o lançamento do álbum Immortal em 2007, a banda SHAMAN gravou seu novo DVD no último dia 20 de julho no Anime Friends 2008.
Com o time completo em cena, a banda pode mostrar a que veio para um público de mais de 18 mil pessoas, com um set list que contou com músicas antigas e novas.
Com lançamento em 2009, o DVD contém surpresas para os fãs como: histórias da reestruturação da banda, como foi a gravação do CD, cenas de backstage e o dia-a-dia de uma das maiores bandas de Heavy Metal nacional da atualidade.

 
Links:


2002 - Ritual
2003 - RituAlive
2005 - Reason
2007 - Immortal
2010 - Origins

Nenhum comentário:

Postar um comentário