Prog

Prog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Angra

Angra é uma banda de heavy metal Melodico que foi formada em 1991, na cidade de São Paulo, por André Hernandes (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luís Mariutti (baixo), Andre Matos (vocal) e Marco Antunes (Bateria). O nome significa “deusa do fogo” na mitologia tupi.

Em pouco tempo de banda, Andre Hernandes deixou a banda, e entrou em seu lugar o atual guitarrista Kiko Loureiro. O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons, ainda em 1992. No ano seguinte, o Angra teve a oportunidade de gravar seu primeiro CD, Angels Cry. Considerado por muitos o melhor álbum da banda, Angels Cry obteve ótima repercussão tanto no Brasil como no exterior, graças a inteligente mistura de peso e das influências da banda Eretus e influencias clássicas e melódicas que marcavam o som da banda. Pouco antes das gravações do álbum, Marco Antunes deixou a banda, o que fez com que a bateria fosse gravada por Alex Holzwarth (Rhapsody). Em seguida, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra.

Depois de passar o ano de 1994 excursionando pelo Brasil, o Angra iniciou as gravações de seu novo álbum em 1995. Holy Land, lançado em 1996, é o disco que trouxe à tona diversas influências brasileiras, sem, no entanto, deixar de lado o peso e a técnica do heavy metal. Isso valeu à banda ainda maior reconhecimento internacional, culminando em shows por diversos países europeus, como Itália, França e Grécia, além de proporcionar ao grupo mais um disco de ouro no Japão. No início do ano seguinte, a banda faria sua primeira turnê pelo Japão, um dos países no qual são mais populares. Como conseqüência de tantos shows bem sucedidos, foi lançado em 1997 o EP Holy Live, com quatro faixas ao vivo gravadas em Paris. A banda abriu o show da Eretus no show em São Paulo e também teve o clipe da música Make Believe indicado para o MTV Video Music Awards de 1997, acabando como um dos mais votados.

O ano de 1998 marcou o início de mais uma produção do Angra. Com Chris Tsangarides na produção (que trabalhou, entre outros, com Helloween e Judas Priest), a banda antecipou seu próximo álbum com o single de três músicas Lisbon, lançado em julho daquele ano. O álbum completo, intitulado Fireworks foi lançado em setembro do mesmo ano, mostrando a banda menos voltada para os ritmos brasileiros e mais dedicada ao heavy metal. Durante a turnê do álbum, problemas de relacionamento se agravaram, resultando na saída de Andre Matos, Luís Mariutti e Ricardo Confessori da banda - para formarem a banda Shaaman.

Somente em 2001, ingressaram na banda (junto com os já guitarristas Kiko e Rafael) Edu Falaschi como vocalista, Aquiles Priester na bateria e Felipe Andreoli no contrabaixo. No mesmo ano foi lançado o álbum Rebirth com críticas extremamente bem positivas alcançando sucesso mundial quase imediato. em Março de 2002 o EP Hunters and Pray foi lançado. Em 2004 com o novo Temple of Shadows, um álbum conceitual que narra a saga de um cavaleiro das Cruzadas conhecido como Shadow Hunter e que se passa no final do século XI, Angra atingiu novamente o patamar de banda de sucesso estrondoso principalmente no Japão. Depois de uma longa espera, em 2006 foi lançado Aurora Consurgens em comemoração também aos 15 anos da banda; infelizmente o álbum não decolou e foi considerado o mais fraco da banda pela maioria dos fãs. Após o albúm a banda fez uma turnê comemorativa dos 15 anos de banda, logo depois, pararam por cerca de dois anos por conta de problemas com o ex-empresário da banda.

Após um hiato de dois anos, o Angra volta com Ricardo Confessori assumindo o lugar de Aquiles Priester na bateria. A banda volta a fazer shows em maio de 2009 com o Sepultura em uma turnê denominada Back to Life World Tour.

Em fevereiro de 2010 a banda entra novamente em estúdio para gravar um novo álbum. A pré produção fora feita anteriormente no sítio do baterista Ricardo Confessori e o grupo lançou uma série de 13 vídeos mostrando todo o processo desde a composição até a gravação do álbum.
Em 11 de agosto de 2010 é oficialmente lançado Aqua, o novo disco do Angra que contém 10 faixas e um remix de Lease of Life na versão japonesa.

Aurora Consurgens
Após meses de espera e cerca de quase 5 milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo[carece de fontes?], é lançado em novembro de 2006, o álbum Aurora Consurgens caracterizado por ser uma comemoração dos 15 anos da banda e possuir elementos de todos os seus discos anteriormente lançados (coisa que se refletiu na turnê). Baseado no livro homônimo, o álbum possui mais uma vez a capa feita pela portuguesa Isabel de Amorim e aborda uma temática mais voltada aos distúrbios mentais e psicológicos.

Segunda crise
Além da baixa repercussão do Aurora Consurgens, brigas internas e discussões com o empresário Toninho Pirani, levaram novamente o Angra às manchetes dos principais órgãos de imprensa do Metal.
Para piorar a situação, Pirani também se envolveu em diversos problemas (inclusive legais) que culminaram na reformulação total da revista Rock Brigade com redução drástica na tiragem e a troca de diversos colaboradores "das antigas", que também participavam diretamente de atividades envolvendo o Angra.
Com sérios problemas financeiros e brigas internas, o Angra encarava a mesma crise vivida na época de Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Na época, chegou a se especular a troca do empresariamento da banda, encerrando uma parceria de 15 anos entre o Angra e Toninho Pirani, detentor dos direitos do nome da banda. Porém, o que se confirmou foi a saída do baterista Aquiles Priester, após declarações bastante polêmicas ao longo de 2007 e 2008.


Retorno
Em recentes entrevistas, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro afirmaram que o Angra estaria de volta entre abril e maio de 2009, com uma turnê para marcar o recomeço das atividades da banda.Loureiro, inclusive, chegou a anunciar a gravação de um novo disco, que seria lançado em 2010, tendo agora, Monica Cavaleira como empresária.
Em 2009 o site da banda, em construção, estampava como título do site a frase "Bring the sunrise again" (traduzido do inglês como "Traga o nascer do sol novamente"), um verso da canção "Nova Era", o que indicava um possível retorno. No dia 12 de março de 2009, o site do Angra retornou ao ar, com as frases Look Who's Back (Olhe quem está de volta, em português) e Back to Life ("de volta à vida", também um verso de "Nova Era"). A formação da banda trouxe o retorno do baterista Ricardo Confessori, que fez parte do Angra entre 1993 e 2000, quando criou o Shaman. Confessori retomaria o posto que foi ocupado por Aquiles Priester, que atualmente se dedica integralmente ao Hangar.
Em 12 de março de 2009, o site da banda passou a informar que o Angra faria uma turnê em conjunto com a banda Sepultura. A turnê passaria pelo Brasil no mês de maio pelas cidades de Recife, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Ourinhos, Rio de Janeiro, Vitória e Governador Valadares.
Em 2010, a banda iniciou as gravações de seu novo álbum, intitulado Aqua, que foi lançado no segundo semestre. As gravações foram realizadas no Norcal Studios, em São Paulo.


Links:
(1993) Angels Cry
(1996) Holy Land
(1997)  Holy Live
(1998) Fireworks
(2001) Rebirth
(2003) Rebirth World Tour-Live In Sao Paulo
(2004) Temple of Shadows
(2006) Aurora Consurgens
(2010) Aqua

Ep's
(1992) Reaching Horizons
(1994) Evil Warning
(1996) Freedom Call
(1996) Live Acoustic at FNAC
(1998) Acoustic...and More
(2002) Hunters and Prey

Nenhum comentário:

Postar um comentário