
O som do Cartoon traz a combinação perfeita entre inúmeros estilos musicais, tais como o Rock, a música clássica, a música brasileira e indiana, o blues, o Jazz e o folk, entre outros... Tudo isso soando harmoniosamente, como se o mundo imprevisível dos desenhos animados ganhasse vida através da música. Essa combinação, às vezes difícil de rotular, tem conquistado pessoas de todas as idades e nacionalidades, talvez devido a universalidade da mensagem e da música que a banda produz.
O primeiro disco do grupo foi lançado em 1999 e denominado “Martelo”. Neste CD, a banda utilizou uma estética fora dos padrões musicais de sua época (mesclando o rock com elementos da música clássica, samba, jazz e música indiana), inovando também no que diz respeito às letras e encarte, que exploram com muita criatividade um conceito místico e bem humorado.
A segunda obra, lançada em 2002 em um memorável show com lotação esgotada no Grande Teatro do Palácio das Artes, é intitulada “Bigorna” e foi concebida sob o formato de uma autêntica Ópera Rock (com direito a libreto em formato de gibi no show de lançamento). Considerada a primeira obra do gênero a ser produzida no Brasil, essa Ópera Rock conta “A Verdadeira História do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola redonda” sob o inusitado ponto de vista do Cartoon. Esse disco lançou a banda em definitivo no mercado mundial, rendendo ótimas críticas em sites e revistas especializados de todo o mundo, além dos prêmios de melhor disco e melhor banda de 2002 no site Rock Progressivo Brasil, tanto na escolha do site como na escolha do público.
O terceiro CD, recentemente lançado (abril de 2008), chama-se “Estribo” e finaliza a trilogia que lida com os três ossículos responsáveis pela audição humana. A idéia central desse novo trabalho gira em torno das emoções e conflitos de um jovem músico que, assim como Beethoven, fica surdo devido à paralisia de um minúsculo osso do ouvido chamado Estribo! O isolamento e o sofrimento causados pela surdez, o levam então, a questionar toda sua existência e a empreender uma viagem fantástica, onde, a cada passo, ele supera seus medos e dificuldades em direção a um glorioso final.
O disco vem recebendo ótimas críticas e sendo considerado por muitos como o melhor e mais maduro trabalho do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário