Prog

Prog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Banda Do Sol

Apesar de não ser mais tão popular como fora nos anos 60 e 70, o rock progressivo ainda era a grande paixão de Moa Jr (vocal/guitarra/violão), Fábio Fernandes (bateria) e Turco (baixo). A BANDA DO SOL foi então formada com referencias em nomes como Beatles, Genesis, Yes, Supertramp, Ravi Shankar, Gentle Giant e Deep Purple, mas ainda assim com um leve sotaque tropicalista.

As primeiras composições surgiram como vôos rasantes ao centro do universo, numa atmosfera calma, porém ativa, em constante movimento. Nas letras, uma proposta introspectiva de conhecimento do “Eu”, busca por paz interior e defesa da causa ecológica – mesmo antes da realidade do aquecimento global.

A BANDA DO SOL logo passou a integrar os principais eventos da época como o “Festival da Música Ecológica” de Piracicaba em 1982 – quando foi premiada pelo melhor arranjo para a música “Canção à Terra” – e o “X Fico”, festival do colégio Objetivo de Sorocaba que lhes garantiu o primeiro lugar com a canção “Golfo Pérsico”.

Depois de terem participado de duas coletâneas, a BANDA DO SOL lançou seu primeiro LP em 1982. O disco auto-intitulado foi gravado no renomado Estúdio Mosh em São Paulo. Auto-financiado, o LP chegou a ser prensado e comercializado – hoje é item raríssimo.

À época, o trabalho independente – tão em voga nos dias de hoje – não era nada fácil e o grupo esbarrou em diversas dificuldades. Sem o suporte de uma grande gravadora, a BANDA DO SOL acabou sendo desativada.

Fábio Fernandes foi estudar medicina. Turco se mudou para Londres onde vive ate hoje. Moacir Jr. lançou-se em carreira-solo e fez um relativo sucesso. Conheceu Guilherme Arantes e logo viraram parceiros. Também teve um relacionamento produtivo com Sá e Guarabyra, Renato Teixeira, Beto Guedes, Walter Franco e 14 Bis.
Alguns anos mais tarde, a BANDA DO SOL ensaia um retorno com Cesinha Rodrigues no baixo. Mais voltados para os ensaios, muitas novas composições surgiram nesta fase.
Novo Album: Tempo
Tempos depois o guitarrista Fran Simi também passa a integrar o grupo. Outros músicos passaram pela banda que chegou a realizar novos shows e gravações, como o grande “guitar-hero” brasileiro Mauro Hector e o tecladista João Leopoldo.

‘TEMPO’: O NOVO ÁLBUM
O retorno definitivo da BANDA DO SOL só se completaria com o lançamento de um novo álbum. Na nova formação, Moa Jr. no vocal, guitarra e violão; Fran Simi na guitarra; Cesinha Rodrigues no baixo; Fábio Fernandes na bateria e Allex Bessa nos teclados.

Intitulado Tempo, o novo álbum da BANDA DO SOL reúne composições inéditas de todas as fases da banda. O álbum foi gravado durante diferentes sessões nos estúdios HP Records (em Salto/SP), Estúdio DoZé (na capital paulista) e no Bugre Áudio Design, em Sorocaba/SP, sob supervisão do conceituado produtor Marcelo Bugre.



Banda Do Sol - Tempo (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário