A banda Mantra surgiu em meados de 1999 com o objetivo de resgatar uma sonoridade impar, tornando-se rapidamente um dos principais grupos do cenário rock underground de Minas Gerais.
Sua música se baseia nos efeitos hipnotizantes que os lisérgicos anos setenta apresentaram. Esta década é entendida pelos músicos deste grupo como o ápice da criatividade experimental, ou seja, a liberdade de criação atrelada a elementos do Jazz, do Blues e da Música Erudita, influenciaram diretamente na contracultura distorciva que as guitarras Hippie’s emitiam, criando assim uma musicalidade diferente, agradável e sofisticada.
Os cinco instrumentistas que compõem a banda MANTRA, Artur Tavares (guitarra e voz), Avelar Júnior (baixo e voz), Hugo Bizzotto (teclados e voz), Léo Dias (bateria e voz) e Rodrigo Boi (voz e violão), optaram pela harmonia de seus vocais, intercalando os solos ao determinar de cada melodia. Todos são cantores e têm seus solos determinados pela área vocal de cada um. Músicos profissionais credenciados pela Ordem dos Músicos do Brasil, são atuantes, acadêmicos, professores de música e pesquisadores da cultura.
A eterna busca de novos elementos para a construção da identidade do grupo acaba por trazer performances agitadas, carisma e boa relação com o público. O Rock and Roll, a comunicação e a liberdade de criação são características fortes do trabalho do MANTRA.
Em dezembro de 2001 foi lançado o primeiro trabalho da banda, o disco “Contos do Plano Mental”, produzido nos estúdios tUpAtOo pelo engenheiro de som João Marcelo (Jojô) e banda MANTRA, no período de agosto a outubro do mesmo ano do lançamento. O disco contém quatro faixas que falam sobre questões relevantes (ou não) do cotidiano humano (ou não):
Tucatatu (uma crítica a alienação)
O Tempo na História (questão filosófica do tempo histórico: Longa, Média e Curta Duração)
Sorria Meu Velho (amor fraterno e conflito)
De Volta ao B-612 (baseado no livro “O Pequeno Príncipe”)
Em julho de 2002, apresentando músicas do “Contos do Plano Mental” e também releituras de outros artistas, o MANTRA conquistou o primeiro lugar do “Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana”, organizado pelo Uni-BH.
Em 2004 é eleita uma das melhores bandas do circuito BDMG Cultural, tendo realizado, por conta disso, uma turnê por cidades mineiras.
Com um repertório bastante diversificado dentro das vertentes do rock, o show do Mantra apresenta além de suas próprias composições, releituras de grandes nomes do cenário mundial, como Gentle Giant, PFM, Gênesis, Pink Floyd, Yes, Mutantes, Grand Funk Railroad, Led Zeppelin, etc.
Contos Do Plano Mental (2001)
NÃO CONHECIA ESSA BANDA E ACHEI MUITO BOM O SOM CRIATIVO E A PRODUÇÃO DO DISCO MUITO BOA, TERIA COMO POSTAR OUTROS DISCOS DELES?
ResponderExcluirAMIGO DAS TERRAS MINEIRAS.
Opa brother, o som do mantra é bacana mesmo, mas infelismente eles so gravaram esse aalbum..
ResponderExcluirfazer o que né!!
Abç
muito bom esse site, sempre ajudando a manter vivo o nosso som!
ResponderExcluir